Regras de Submissão de Trabalhos

Submeta o resumo do seu trabalho ao email comunicacao@uan.ao, até 31 de Agosto de 2017. Os resumos deverão ser redigidos em português observando os requisitos abaixo.

Documento A4, com 3 cm de margem direita, 2 cm de margem esquerda, 3 cm de margem superior e 2 cm de margem inferior.
Texto justificado e corrido (sem parágrafos), escrito em Word, letra New Roman, tamanho 12, espaço simples, com um máximo de 250 palavras.
Não incluir referências bibliográficas, figuras, tabelas ou qualquer outro tipo de objectos.
Conter de forma clara o enquadramento e objectivo do trabalho, metodologia, resultados e conclusões realçando a possível aplicação do trabalho realizado.
O título do trabalho deve ser negritado, centrado e em letras maiúsculas.
Os nomes dos autores devem ser escritos logo abaixo do título, sublinhando-se o nome do apresentador, o endereço institucional e e-mail de contacto do autor correspondente.
Após os dados do autor, devem-se deixar duas linhas em branco e na linha imediata escrever “RESUMO” de forma centrada.
No fim do texto do resumo, deixar duas linhas em branco e na linha imediata escrever 4 a 6 palavras-chave, com letras minúsculas, precedidas da expressão “Palavras-chave:”.

Datas Importantes

22 de Maio a 31 de Agosto – Inscrição dos participantes
05 de Setembro de 2017 – Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação
31 de Agosto de 2017 – Data limite para submissão dos resumos
27-29 de Setembro de 2017 – Realização da Conferência Científica

MODALIDADES E IDIOMAS DE APRESENTAÇÃO

Modalidade Oral

As apresentações orais deverão ser feitas em slides (PowerPoint), devendo o apresentador comparecer com uma antecedência mínima de uma hora, antes do início de cada sessão de trabalhos no período correspondente (manhã ou tarde) ao mídia desk para salvar a apresentação no sistema de apresentação disponível na respectiva sala.

10 Minutos de apresentação

Cada sessão de apresentação de comunicações orais será composta por seis trabalhos, com a duração de 60 minutos. No fim de cada sessão, seguir-se-á um período máximo de 30 minutos para perguntas e respostas que deverá ser coordenado pelo respectivo moderador ou presidente de sessão.

Introduções breves

Para rentabilizar os seus 10 minutos, considere que a audiência que assiste a sua apresentação tem interesse no tema que apresenta e reconhece a importância do tema e portanto, evite fazer uma introdução extensa. Limite a sua introdução apenas para destacar os pontos mais importantes que enfatizam o contexto do seu trabalho.

10 Slides em 10 Minutos

Limite-se a 10 slides em 10 minutos. Reserve 1 slide para antecedentes e objectivos, 1 para para conclusões com comentários que destaquem as implicações dos seus resultados na área e os restantes para os aspectos-chave da metodologia, principais resultados e discussão. O slide final pode apresentar os agradecimentos e deve declarar a existência ou não de conflito de interesse.

Ensaie, Ensaie e Ensaie

Ensaie e verifique o seu tempo de apresentação, procurando não apresentar mais do que 10 slides em 10 minutos. Elabore frases telegráficas, evitando tabelas densas e/ou substituindo-as por figuras. Os moderadores estão instruídos a concluir as apresentações de forma firme, mas cortês. Haverá 1-2 minutos para a troca de apresentadores e introdução pelo moderador.

Modalidade poster

Os posters aprovados ficarão expostos durante todo o evento e deverão ser impressos em retrato com 90 cm de altura e 60 cm de largura. Os apresentadores deverão trazer uma corda ou a fita adesiva para fixar o poster e deverão interagir com os visitantes durante os períodos de visitas diárias, sendo responsáveis pela fixação do material e recolha no último dia do evento.